Menu principal
 

ENCCEJA

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para obtenção dos certificados do ensino fundamental e médio.

O IFC será responsável exclusivamente pela emissão do Certificado e/ou Declaração Parcial de Proficiência do Ensino Médio para os participantes aprovados. A certificação do ensino fundamental será feita apenas pelas Secretarias de Estado de Educação.

O órgão responsável pela elaboração, aplicação, correção e divulgação dos resultados do ENCCEJA é o INEP. Para informações sobre os locais de prova, resultados e acesso à página do inscrito, visite o Portal do INEP.

Lembramos que o Boletim de desempenho individual o requerente poderá conseguir através do site abaixo.

Caso esteja sem acesso ao site do ENCCEJA, segue as orientações para recuperação de senha:

1º Acesse o sistema pelo endereço: https://sso.acesso.gov.br/login

2º Informe seu CPF e clique na opção “Próxima”

3º Em seguida selecione a opção “Esqueci minha senha” e siga as instruções

 Como solicitar sua certificação

Os participantes do ENCCEJA que indicaram alguma unidade do IFC para emissão da certificação deverão procurar a Coordenação de Registros Acadêmicos do campus indicado na inscrição, munidos dos seguintes documentos:

  • Requerimento Encceja preenchido e assinado
  • Cópia da Carteira de Identidade (ou outro documento oficial de identidade com foto) acompanhada de original;
  • Boletim Individual de Resultados do ENCCEJA,
  • Informação do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Declaração de Proficiência Parcial original de Áreas de Conhecimento (quando for o caso).
  • O participante do ENCCEJA interessado em obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio deverá, ainda, possuir, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos, até a data de realização da primeira prova de cada realização do Exame, e atender aos seguintes requisitos:
  • Ter atingido, no mínimo, 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Exame;
  • Ter atingido, no mínimo, 5 (cinco) pontos na prova de Redação, sendo que, para garantir aprovação na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o participante deverá ter sido aprovado no mesmo exame, na prova de redação e na prova objetiva.

Poderá ser aceita para Certificação a soma dos resultados obtidos nas Declarações Parciais de Proficiência emitidas anteriormente (ENEM/ENCCEJA). Os interessados em obter certificação do ensino médio não precisam apresentar histórico escolar do ensino fundamental. O IFC terá prazo de 45 dias, a partir da data do requerimento, para expedição dos documentos.

Documentos Norteadores

Portaria nº 16 – 2018: Certificação ENCCEJA

Portaria nº 16 – 2018: Certificação ENCCEJA (Retificação I)

Portaria nº 20 – 2019: Certificação ENCCEJA

Publicações anteriores