Menu principal
 

ENCCEJA

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para obtenção dos certificados do ensino fundamental e médio. O IFC será responsável exclusivamente pela emissão do Certificado e/ou Declaração Parcial de Proficiência do Ensino Médio para os participantes aprovados. A certificação do ensino fundamental será feita apenas pelas Secretarias de Estado de Educação. O órgão responsável pela elaboração, aplicação, correção e divulgação dos resultados do ENCCEJA é o INEP. Para informações sobre os locais de prova, resultados e acesso à página do inscrito, visite o Portal do INEP.

Como emitir seu certificado ou declaração parcial

Clique aqui para emitir seu certificado

Edição 2022

Para os membros da comunidade que fizeram o Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos (Encceja) e escolheram o Instituto Federal Catarinense como unidade certificadora, informamos que a partir de agora os certificados ou declarações parciais serão emitidos de forma online.

Edições de 2017 a 2022

Para os membros da comunidade que fizeram o Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos (Encceja) e escolheram o Instituto Federal Catarinense como unidade certificadora, informamos que a partir de agora os certificados ou declarações parciais serão emitidos de forma online.

Como solicitar sua certificação (quando se tratar da junção de resultados do IFC com os resultados de outras instituições ou ENEM)

Os participantes do ENCCEJA que indicaram alguma unidade do IFC para emissão da certificação deverão procurar a Coordenação de Registros Acadêmicos do campus indicado na inscrição, munidos dos seguintes documentos:

  • Requerimento ENCCEJA
  • Cópia da Carteira de Identidade (ou outro documento oficial de identidade com foto) acompanhada de original;
  • Boletim Individual de Resultados expedido pelo INEP;

  • Declaração de Proficiência Parcial original de Áreas de Conhecimento (quando for o caso).

  • O participante do ENCCEJA interessado em obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio deverá, ainda, possuir, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos, até a data de realização da primeira prova de cada realização do Exame, e atender aos seguintes requisitos:

  • Ter atingido, no mínimo, 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Exame;

  • Ter atingido, no mínimo, 5 (cinco) pontos na prova de Redação, sendo que, para garantir aprovação na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o participante deverá ter sido aprovado no mesmo exame, na prova de Redação e na prova objetiva.

Poderá ser aceita para Certificação a soma dos resultados obtidos nas Declarações Parciais de Proficiência emitidas anteriormente (ENEM/ENCCEJA). Os interessados em obter certificação do ensino médio não precisam apresentar histórico escolar do ensino fundamental. O IFC terá prazo de 45 dias, a partir da data do requerimento, para expedição dos documentos.

Documentos Norteadores

Lista de certificados expedidos pelo IFC

Anos Anteriores

Publicações anteriores